quarta-feira, 31 de maio de 2017

Creme de Cogumelos

Resultado de imagem para creme de cogumelos

Ingredientes

600 g de cogumelos 
cebola 
500 ml de natas / creme de leite 
sumo/suco de 1/2 limão 
200 ml de vinho branco seco 
sal
pimenta 
noz moscada 
manteiga

Modo de preparo


Passo 1

Derreter a manteiga numa panela grande e refogar a cebola

Passo 2

Lave e corte os cogumelos, junte-os à panela e deixe alguns minutos. Junte o vinho, o sumo de limão, o sal, a pimenta e a noz moscada.

Passo 3

Cobrir a panela e deixar cozinhar por 30 minutos. 
Coloque as natas a aquecer.

Passo 4

Junte as natas e triture tudo até que a mistura fique homogênea. Aí é só servir!!!

quinta-feira, 25 de maio de 2017

O cogumelo e câncer


Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana. "Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer que destroem as células cancerígenas", explica o oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari. 

Jorge Genari utiliza comprimidos de cogumelo-do-sol como parte do tratamento do câncer de mama. "Tenho 400 pacientes em observação para saber se o cogumelo auxilia no tratamento deste câncer. Porém, isso não invalida a recuperação convencional, como cirurgia e quimioterapia, ele não é milagroso", alerta Genari. 

Resultado de imagem para saúde cogumelos

A mesma substância também pode ser interessante para o tratamento de portadores do vírus HIV. "Afinal, como as beta-glucanas melhoram o sistema imunológico, elas também podem ser interessante para o tratamento desta doença, contudo, estudos mais detalhados ainda são necessários", diz Genari. 

O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com esta substância benéfica para o organismo.

sábado, 20 de maio de 2017

Canjiquinha grelhada com cogumelo (pode ser trocada por polenta)

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de canjiquinha de milho (ou quirera)
  • 1,5 litro de água
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
  • ½ colher (sopa) de manteiga gelada

MODO DO PREPARO

  1. Descasque e pique fino o alho. Leve uma panela de pressão, sem a tampa, para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite e junte o alho. Mexa por cerca de 1 minuto, para perfumar. 
  2. Acrescente a água, junte a canjiquinha e tempere com o sal. Misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. 
  3. Desligue o fogo e, quando toda a pressão tiver saído e a panela parar de apitar, abra a tampa (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). Junte o queijo e a manteiga gelada. Misture bem com uma espátula até a manteiga derreter. 
  4. Antes da canjiquinha esfriar, transfira para uma assadeira média (cerca de 40 cm x 30 cm), de preferência antiaderente, e nivele com uma espátula para ficar bem retinha. Cubra com filme e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora, até firmar.

  1. Na hora de servir....

INGREDIENTES

  • 200 g de cogumelos-de-paris frescos
  • 200 g de shiitake
  • 200 g de shimeji
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • 4 talos de cebolinha

MODO DO PREPARO

  1. Assim que a canjiquinha estiver firme, pressione levemente e afaste as beiradas com os dedos para soltar. Vire a assadeira sobre uma tábua e corte a canjiquinha em pedaços no formato que desejar. Aqui no Panelinha nós gostamos de servir em triângulos. 
  2. Leve ao fogo médio uma frigideira (ou grelha) antiaderente. Assim que estiver quente, coloque quantas fatias de canjiquinha couberem e deixe por cerca de 5 minutos, até dourar (se sua frigideira não for antiaderente, regue com um fio de azeite para untar). Vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira para uma travessa e repita com os pedaços restantes. 
  3. Corte os cogumelos-de-paris e shiitake em fatias médias. Corte e descarte o talo mais grosso e divida os ramos do shimeji. Lave, seque e fatie a parte verde da cebolinha. 
  4. Volte a frigideira para aquecer em fogo médio. Regue com o óleo e junte os cogumelos-de-paris. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, até ficar levemente dourado. Acrescente os cogumelos shitake e shimeji e deixe por mais 3 minutos até ficarem macios. Desligue o fogo, regue com o shoyu e misture bem. 
  5. Coloque cada fatia de canjiquinha grelhada num prato, acomode os cogumelos grelhados sobre a fatia e salpique a cebolinha picada. Sirva a seguir.