segunda-feira, 26 de junho de 2017

MOLHO SHIITAKE PARA GRELHADOS

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 2 colheres (sopa) de saquê
  • 1 colher (chá) de açucar
  • 1 colher (café) de glutamato monossódico
  • 1 pacote de cogumelos shiitake
  • Manteiga para refogar

Preparo:

Prepare um molho com todos os ingredientes. Frite os cogumelos shiitake em manteiga até que fiquem dourados e regue com o molho. Sirva ainda quente sobre os grelhados (filés, bistecas, aves, peixes, lombo, etc.)

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Batata recheada com cogumelos de micro-ondas

Ingredientes

  • 1 batata média
  • 1/4 de xícara (chá) de cogumelos-de-paris frescos
  • 2 colheres (sopa) de queijo de iogurte caseiro ou cream cheese
  • 2 ramos de salsinha
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Cozinha Prtica, Batata, Batata recheado com cogumelo-de-paris, queijo de iogurte e salsinha (Foto: Divulgao/GNT)

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da batata sob água corrente. Com um garfo, espete toda a superfície da batata - esses furos evitam que a batata rache ao assar no micro-ondas. 
  2. Coloque a batata numa tigela pequena de vidro (ou prato) e leve para rodar no micro-ondas, em potência alta, por 5 minutos. Caso ainda não esteja cozida, deixe rodar mais 1 minuto.     Enquanto a batata cozinha, prepare os outros ingredientes: com um pano úmido, limpe os cogumelos e corte cada um em 3 fatias. Lave, seque e pique fino a salsinha.      
  3. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte os cogumelos. Refogue por cerca de 2 minutos, até dourar e tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e reserve.            
  4.  Transfira a batata para um prato. Com cuidado para não se queimar, segure com um pano. Faça um corte ao longo do comprimento e aperte delicadamente as pontas da batata - assim fica mais fácil de rechear.     
  5. Regue a cavidade que se formou com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie com o queijo de iogurte e, em seguida, cubra com os cogumelos refogados. Polvilhe com a salsinha picada e sirva a seguir.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Qual é o melhor jeito de preparar cogumelos?

Ricos em fibra alimentar, proteína, aminoácidos, vitaminas B1, B2, B12, C, D e E e ainda detentores um vasto leque de minerais, os cogumelos são um dos alimentos de origem vegetal mais populares e benéficos para a saúde, sendo ainda conhecidos os seus ‘poderes’ medicinais. Eles podem ser consumidos depois de grelhados, refogados, fritos, cozidos ou até assados, mas a verdade é que só existem dois tipos de cozimento que mantêm quase intactos todas as propriedades deste alimento, de acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Food Sciences.

Resultado de imagem para cogumelos saúde

De acordo com a revista Time, depois de analisarem quatro tipos de cogumelos (champignon, shiitake, oyster e oyster rei), os cientistas concluíram que grelhar ou cozer no micro-ondas são as opções que melhor asseguram o poder nutricional do alimento, podendo mesmo aumentar os níveis de antioxidantes. Se for usado azeite em qualquer um destes processos, melhor.
Fritar os cogumelos não só reduz consideravelmente o teor de proteína, como faz despencar os níveis de antioxidantes, aumentado o teor de gordura. Cozer os cogumelos também tira propriedades aos alimentos, conclui o estudo realizado pelo Mushroom Technological Research Center of La Rioja, na Espanha.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Benefícios do Cogumelo

1-Fonte de vitamina D
Cogumelo é única fonte de vitamina D! Isso é um grande benefício já que nós produzimos vitamina D somente quando tomamos sol, algo que também ocorre nos cogumelos. Mas vamos ver alguns dos benefícios dessa vitamina, são eles:
  • Controle dos hormônios
  • Perda de peso
  • Aumento do ganho muscular
  • Aumento da imunidade
  • É bom para os ossos

2- Protege do câncer

Superalimento – é como muitos descreveriam o  e não é para menos. Observe como ele atua nos tumores cancerígenos:
  • Seu alto poder antioxidante é capaz de prevenir e auxiliar o tratamento do câncer, por expulsar as células tumorais do corpo;
  • O mineral selênio atua com a enzima hepática fazendo a desintoxicação de agentes causadores de câncer e previne contra inflamações;
  • Vitamina D diminui o crescimento das células cancerosas;
  • O folato repara o DNA impedindo a formação de tumores provocados por genética;
  • O ácido linoléico e fibra de beta-glucanas previne contra câncer de próstata e mama.
Resultado de imagem para cogumelos

3- Previne a diabetes

O cogumelo é um alimento liberado para quem sofre de diabetes. Vamos ver o por que? O cogumelo possui um tipo de enzima que quebra as moléculas de açúcar, também naturalmente ele possui insulina e contém fibras.
Estudos comprovam que as fibras diminuem os níveis de glicose, ideal para diabéticos tipo 1. Já para a diabetes tipo 2 esse fungo melhora não só os níveis de glicose mas também a gordura no sangue e os níveis de insulina.

4- Cogumelos não contém glúten

Diante dessa revolução na alimentação, onde todo mundo quer ser fitness, a procura por alimentos sem glúten se tornou grande. A boa notícia é que os cogumelos são totalmente desprovidos de glúten. É claro que essa característica também faz a alegria dos intolerantes ao glúten que geralmente não tem muitas opções de alimentos.

5- Melhora a saúde do coração

Foi mostrado acima que o cogumelo contém fibras e vitaminas, mas outra propriedade marcante é a presença de potássio, todos esses fatores combinados melhoram a saúde do coração.
Falando do potássio, ele age como um vasodilatador natural, ou seja, aumenta a espessura dos vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. Um segundo ponto é o fato do potássio equilibrar o sódio no sangue, que como você sabe é um dos maiores causadores de pressão alta.